EM QUEM VOCÊ SE ESPELHA E COMO ISSO INFLUÊNCIA SUA FELICIDADE

Em quem você se espelha? Como as redes sociais tem nos influenciado, criado novos modelos e nos deixando infelizes. Consigo encher duas mãos com a quantidade de pessoas que eu conheço que se dizem infelizes. Nenhuma delas possui depressão ou outro tipo de doença ou transtorno psiquiátrico, mas por algum motivo elas se consideram infelizes. Convivendo com elas percebo que a maioria se espelha em ideias de vida que não condizem com a suas realidades. Queria poder perguntar para elas “em quem você se espelha?”

em quem você se espelha o espelho quebradoO Spiegel.01 é um espelho que parece ter sido preso na parede com um prego. Autor: Lennart Van Uffelen

Antes nossa referência de vida perfeita vinha da literatura, cinema e TV, mas de uns tempos para cá fomos bombardeados com retratos de estilo de vida que se mostram como a idealização de uma vida contemporânea.
O Instagram é a mídia do momento. Lá todo mundo mostra o seu melhor: sua melhor selfie, melhor look, melhor foto, melhor treino, melhor prato saudável, melhor maquiagem. Acabamos aceitando que aqueles registros representam um estilo de vida, só que a vida é muito mais complexa do que um feed organizado estilo Tumblr. Uma vida não pode ser registrada em sua totalidade em fotos de redes sociais, o que existe nas redes são os fragmentos do estilo de vida daquela pessoa e muitas vezes esses registros de fragmentos são planejados e organizados para parecerem mais incríveis do que são!

Em quem você se espelha?

Existe uma legião de pessoas que querem ser e se espelham nesses perfis modelo. Em quem você se espelha? Eu mesma sou viciada no perfil de Rachel Aust, ela brilhante em se promover e divulgar seu estilo de vida. Algumas vezes me pego desejando pintar o cabelo de preto e até comprei uma planta que vi na casa dela. Só que a planta veio com um tipo de formiga, minha casa está infestada e eu não sei o que fazer, ou seja, me ferrei por querer copiar a Rachel.

É inevitável se espelhar em algo que te atraí e mesmo sabendo que é tudo articulado para se parecer perfeito.

Acontece que espelhar nosso estilo de vida na vida e estilo de outra pessoa pode fazer / nos faz desviar o foco da nossa própria vida. Não é errado almejar algo, ter ambição, quer mudar, se desenvolver e crescer como pessoa, se alguém te motiva a fazer isso continue seguindo essa pessoa, mas não tire o foco de você.

Não sou psicologa e muito menos psiquiatra, mas sou usuária de redes sociais e consigo perceber como esses modelos de vida tem afetado as pessoas ao meu redor e a mim também. Seja você mesma o reflexo que queira se espelhar.

Você também vai gostar!

Comentários