GRÁFICO MENSTRUAL: CONHEÇA SEU CORPO

Esse é um artigo para falar sobre a importância de conhecer o nosso corpo. E como usar um gráfico menstrual ao seu favor.

Um dos conteúdos que eu mais gostava na escola eram as aulas de ciências. Principalmente da biologia humana, lá eu entendia um pouco de como meu corpo funcionada. Acredito até que por eu sofrer com enxaqueca desde muito nova eu me interessava por entender meu corpo para me livrar desse mal. SPOILER: até hoje não me livrei.

Menstruei muito nova e sofria muito, exatamente por não entender como meu corpo funcionava. Mais tarde me achando dona de mim decidi parar de menstruar. Foram 7 anos tomando pílula ininterruptamente, sem cólicas, sem espinhas, com menos pelos, mas ainda com enxaqueca.

gráfico menstual

Ilustração Meraki Labbe

Ano passado eu comecei a ler muito sobre os males do anticoncepcional. E me vi preocupada e assustada com a possibilidade de uma trombose e de um episódio depressivo. Parei de tomar.

Logo comecei a fazer o registro do meu ciclo em um calendário lunar, mas eu não monitorava meus sintomas emocionais e estado de espírito.

Aí eu li o artigo “Cycle mindfulness: what happens when you teach fertility awareness to teen girls” da Anna Migeon traduzido pela Tai Barroso da página A lua em MIM.

>>>Consciência plena: o que acontece quando você ensina percepção de fertilidade a adolescentes

Na década de 80, Leslie…

Publicado por A lua em MIM em Quinta-feira, 6 de julho de 2017

Em resumo o artigo conta sobre a relação do registro menstrual e auto conhecimento a partir de um estudo e trabalho de campo com adolescentes em reabilitação. A proposta era criar registro como um projeto artístico para ensinar a percepção da fertilidade.

GRÁFICO MENSTRUAL

Foi quando eu percebi o poder de conhecer nosso ciclo. Depois de anos sem ter contato com as dinâmicas hormonais do meu corpo eu não sabia o que esperar, o que prever. Vi nessa ferramenta a oportunidade de me conhecer melhor.

Cada um pode fazer o registro da forma que se sentir melhor. Existem inúmeros apps e se preferir manualmente uma busca rápida por “cycle tracker” te mostra várias opções.

Eu fiz o meu e você pode baixar esse arquivo clicando na imagem! Tem na versão pink millenial também!

gráfico menstrual

Ilustração: Giada Fiorindi – Botanical Uterus

Salvar

Salvar

Você também vai gostar!