ORGANIZAÇÃO | MÉTODO DE ESTUDO

método-de-estudo

Quem trabalha e estuda sabe que não é fácil deixar tudo em ordem, a solução para isso é criar um método de estudo que funcione para você. Confira como eu tenho feito para não acumular conteúdo e aproveitar melhor as aulas!

Eu estou sofrendo, afinal tenho minha marca – Bfit – para dar conta, o trabalho de meio período na Sofisticare/Grifereria, faculdade, blog, família, amigos, noivo, ainda pego alguns freelas e tenho outros projetos. #SOS

Então, por necessidade acabei desenvolvendo algumas técnicas, manhas, métodos ou truques que têm me ajudado:

Minha primeira técnica é ter concentração na aula. Quem não tem tempo de estudar precisa absorver o máximo de conteúdo possível, então não dá para ficar viajando ou conversando na aula.

Se o professor não disponibilizou os slides, apostila ou leitura daquela aula, tire fotos dos slides e anotações no quadro.

Também é interessante arquivar o material – slides, fotos de anotações, livros em pdf, apostilas – em um HD virtual, assim em situações de emergência você terá tudo armazenado.

Algumas aulas com conteúdo mais complexos eu fico perdida entre fazer anotações e ouvir o professor falando. Para resolver isso eu tenho usado um MP3 Player para gravar. Assim posso fazer uma revisão e anotações com calma mais tarde.

É preciso organizar um método de estudo e cada um deve, ou deveria, saber o que funciona melhor para si.

Tenho usado uma estratégia de estudo que chamo de “Método das Revisões”. Essa técnica consiste em basicamente revisar o conteúdo no dia seguinte a aula e depois revisar todo o conteúdo 1 vez por mês.

Nesse método de estudo as revisões do dia seguinte devem ser apenas para não deixar o conteúdo ser esquecido. Já as revisões completas são para fixar os temas e se preparar para os trabalhos e avaliações.

Meu cronograma ficou assim:

método-de-estudo

Clique aqui para baixar essa planilha e se organizar!

Com um cronograma não tem como esquecer dos trabalhos, ou enrolar para estudar. O segredo é não acumular conteúdo e estudar várias vezes para fixar o tema.

Bom é assim que eu faço, como você faz? 

Você também vai gostar!