VIDA | DIA DA MULHER

Hoje, 8 de março, se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Essa data comemorativa surgiu em da junção de alguns acontecimentos históricos que ocorrem no mês de março: incêndio na fábrica da Triangle Shirtwais em 1911 que matou 146 operárias e a greve das operárias têxteis em 1917.

Hoje, 8 de março de 2015, o Dia Internacional da Mulher é visto como uma comemoração, mas o que temos para comemorar?

lugar-de-mulher2

Na verdade, hoje é mais um dia de luta!

Dentre todas as nossas lutas, devemos lutar também contra o determinismo.

Determinismo da condição da mulher são, falando superficialmente, aqueles modelos de comportamento que ninguém criou, que ninguém inventou, mas que grande maioria da sociedade reforça: mulher tem que cozinhar, mulher não sabe dirigir, mulher tem que ter filho, mulher não pode ser sexualmente livre, mulher tem que nascer com vagina, mulher tem que ganhar menos porque vai ter filho, mulher tem que ser feminina, entre outros.

Esse determinismo cria um reducionismo da nossa condição. Quantas mulheres são reduzidas à um ser servil? Quantas vezes suas capacidades e vontades são reduzidas ao serviço do lar e criação dos filhos?

Simone-de-Beauvoir quote

Hoje é um dia para se lamentar. Estamos em 2015 e ainda somos silenciadas, mortas, humilhadas, desvalorizadas, agredidas fisicamente, agredidas emocionalmente e condenadas religiosamente.

Amiga, se você acha que não existe opressão, você faz parte dela.

Já achei tudo um exagero, mas foi quando fui sendo imposta a esses modelos de comportamento que meu olhos se abriram, não deixe a opressão te cegar.
Se cadastre esse pôster e outros preparados para impressão!

Você também vai gostar!