VIAGEM | GUARAPARI

Antes de passar duas semanas no Espírito Santo de férias, eu busquei rapidamente no Google: “o que fazer em Guarapari?” e para minha surpresa não encontrei nenhum roteiro ou dicas para curtir um dos destinos favoritos dos mineiros. Assim acabei indo sem programação.

1

Está foi a terceira vez em que fui para lá e dessa vez posso afirmar que curti muito mais Guarapari. Confira minhas dicas:

Chegando na cidade e se acomodando, a primeira coisa que você deve fazer é um passeio náutico! Eu e minha família fizemos quase na data de voltar para casa, uma pena, pois durante o passeio o Capitão do barco nos contou vários fatos sobre a região e roteiros que poderiam ser feitos. Indico a Escuna Indiana, pois o Capitão transmite muita confiança ao falar do protocolo de emergência e dos roteiros turístico.

Vá logo e se programe para o resto da viagem!

COMPRE

Gente sério, lá é tudo mais barato que em Minas ou no Rio, por isso reserve uma verba extra para compras.

Visite as feirinhas! Diversos artigos vendidos na praia são bem mais em conta nas feirinhas!

4

Boulevard Shopping Vila Velha e Shopping Vitória!

Drogarias e Lojas Americanas! Cosméticos e protetores solares bem mais em conta que em Juiz de Fora.

Feira livre! Aos domingos acontece a feira livre na Praia do Morro, lá você pode comprar peixes e frango fresco, mas o bom mesmo são as barracas de tempero e de tapioca. Não deixe de trazer a erva fina com limão, açafrão, tempero para peixe e farinha de tapioca hidratada!

O QUE COMER

Pastelonça! Esse pastel é uma lenda de tão gigante! Prefira os pastéis tradicionais como carne e queijo, a massa fininha é saborosa, mas falou sabor no recheio de frango e palmito.

Mexicana! Isso mesmo, tem Mexicana em Guarapari! Ainda não chegaram à perfeição do pastel de JF, mas o hambúrguer é o melhor da cidade, mais saboroso que o famoso Hamburgão!

7

Picolés Agellso! Vendidos por ambulantes na praia por apenas R$2, essa marca de picolés oferece sabores que vão dos tradicionais aos típicos. Fiquei enlouquecida pelo de cambuci e limão suíço.

Salgado Curitiba! As vendedoras passam de manhã na Praia do Morro e é uma delícia!

Beco da Fome! fica no centro cidade, tem barzinhos mais arrumadinhos. Por falta de tempo, não cheguei a ir, mas passei por lá e achei interessante

Cuscuz do Zulu! Totalmente necessário! Não saia de Guarapari sem comer esse cuscuz, além de ser delicioso o Zulu sempre faz seu dia melhorar!

Frutos de Goiás! Picolés com sabores de frutas típicas do cerrado, uma delícia!

VISITAR

Galpão das Paneleiras em Vitória! Esse ofício é reconhecido com Patrimônio Cultural Brasileiro, tem mais de 400 anos e é passado de geração em geração.

3

Três Praias! Fui há 3 anos atrás e é um passeio divino! As praias são praticamente desertas e totalmente preservadas.

Trilha do Parque Morro da Pescaria! Essa trilha foi o melhor passeio da viagem! Eu e meu namorado fizemos a trilha principal e duas trilhas “não-autorizadas”, foi cansativo porque as idas são descidas, mas as voltas são subidas.

6

Praia da Areia Preta! Não fui, mas dizem que as areias possuem poder medicinais, na próxima eu vou!

Parque Play City! Quem não ama um parque? Esse parque manteve o estilo noventinha, mas os equipamentos são novinhos e bem conservados. Super divertido!!!

DIVERTIR

Leve seu skate! Fiquei impressionada como Vitoria e Guarapari são abertas ao skate. Lá as bikes e skates são usados como meio de transporte numa boa. Você também pode alugar roller, bikes, longboards e stand up paddle na Praia do Morro.

FIQUE DE OLHO

A rádio Band FM promove diversos eventos durante o Verão, passe no estúdio localizado na Praia do Morro e marque na agenda os eventos.

2

O Campeonato de Kite Surf foi demais!  A organização do evento contou que existia um mito sobre a impossibilidade da prática do esporte na Praia do Morro, para combater a lenda fizeram o campeonato justamente lá e foi demais mesmo com pouco vento.

No dia 8 de março terá a Corrida das Cores lá!

Me sigam no Instagram para conferir mais fotos da viagem!

Fotos: Acervo Pessoal; Sou ES

Você também vai gostar!